100 Claquete é um coletivo de cinema independente criado com o objetivo de reunir talentos para produzir breves narrativas audiovisuais.
A ideia começou ao observar com atenção as histórias divertidas que aconteciam no Túnel do Tempo, um bistrô cultural – que reúne música, drinks, comidinhas e brechó no mesmo espaço. A pretensão inicial era criar esquetes para internet, inspiradas no formato consagrado do grupo Porta dos Fundos, para narrar esses momentos pitorescos da cena paulistana. Porém, ao longo do processo, incluíram um aditivo que incrementou a narrativa e determinou o formato: um olhar cinematográfico. Os curtas-metragens Maria Júlia & Ricardinho e Nota Fiscal Paulista são frutos do trabalhado elaborado por esse coletivo.
TÚNEL DO TEMPO
O Túnel do Tempo é um espaço repleto de objetos e antiguidades que criam uma atmosfera aconchegante. A diretora de arte Claudia Dib abriu o brechó Túnel do Tempo na virada do século e fez tanto sucesso nas vizinhanças das Faculdades Belas Artes e ESPM, que começou a fornecer figurinos para peças de teatro, cinema e novelas. Decidiu abrir o bistrô cultural no local para melhorar o atendimento aos seus clientes. A popularidade do espaço e da comida foi tamanha que as roupas perderam seu protagonismo inicial.
Direção: Edu Abad
Ideia original e roteiro: Danilo Gullane
Idealizadores do 100 Claquete: Danilo Gullane, Edu Abad, Luciana Lucca, Marcelo Theodoro, Pilatos Almeida e Verônica Sabadim.
Os curtas-metragens Maria Júlia & Ricardinho e Nota Fiscal Paulista estão pleiteando a participação em festivais de cinema, os quais exigem que o filme seja inédito, por esse motivo estão protegidos por senha. Caso tenha interesse, entre em contato e solicite a senha para assistir.
MARIA JÚLIA & RICARDINHO
Maria Júlia e Ricardinho vivem uma crise conjugal. Num bar, discutem a relação e, regados por um porre de absinto, fazem revelações surpreendentes. O curta-metragem mergulha no nebuloso universo dos relacionamentos afetivos para narrar uma crise conjugal de um casal improvável. Maria Júlia é uma atriz alcoólatra ninfomaníaca desregrada e Ricardinho é um analista de riscos pragmático compulsivo, e é justamente na incompatibilidade dos dois que reside o humor e o tempero do filme. Ricardinho está determinado a terminar o relacionamento, mas as revelações de Maria Júlia o faz repensar sua decisão.
NOTA FISCAL PAULISTA
Gabriel, um jovem desempregado, sobrevive pedindo aos clientes de um bar que coloquem seu CPF na nota fiscal. Um certo dia, depara-se com uma esperta garçonete que lhe aplica um trote. O filme faz uma sátira sobre os benefícios do programa de arrecadação fiscal do Governo do Estado de São Paulo, no qual o participante recebe um bônus a cada nota fiscal emitida com o seu CPF. O filme aborda questões fundamentais de uma sociedade regida por valores materiais, explorando de forma irreverente, os limites que as pessoas se submetem para se enquadrar nos padrões sociais “pré-estabelecidos”.
DIREÇÃO
Edu Abad
ROTEIRO
Danilo Gullane
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Verônica Sabadim
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO
Marcelo Theodoro
FOTOGRAFIA
André Martins
Bruno Adachi
Pilatos Almeida
DIREÇÃO DE ARTE
Claudia Dib
MONTAGEM
Edu Abad
(Maria Júlia & Ricardinho)
Edu Abad e Pilatos Almeida
(Nota Fiscal Paulista)
TRILHA SONORA & SOM DIRETO
Pitu Fequer
VINHETA
Pilatos Almeida
STILL
Leonardo Rodrigues
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO
Carol Alberini
ELENCO PRINCIPAL
Luciana Lucca
Rafael Raposo
ELENCO COADJUVANTE
Carol Ghirardelli
FIGURAÇÃO
Carolina Copi
Danilo Britto
Dafna Falbel Pondé
Francinny Anzai
Julia Gullane
Matheus Tsuyoshi
Nicole Gullane
Renato Schmeiske
Ricardo Martin
Tatiana Abitante
APOIO CULTURAL
André Martins
Bistrô Cultural Túnel do Tempo
Bruno Adachi
Gullane Entretenimento
Máquina Lúdica
AGRADECIMENTOS
Caio Gullane
Carolina Alberini
Carolina Copi
Fabiano Gullane
Marcia Maurutto
Matheus Tsuyoshi