Dessa forma, desenvolvemos três oficinas distintas que funcionaram simultaneamente: Cenografia, orientada pelo cenógrafo Júlio Dojcsar; Técnicas de Atuação e Improvisação, sob orientação de Vanise Carneiro (primeira edição) e de Sofia Safira Papo (segunda edição); e de Filmes Rudimentares, coordenado por mim.
No início do processo, os participantes das três oficinas trabalharam juntos no processo de criação e roteirização de três histórias. Na segunda etapa os participantes foram divididos por área técnica. Os alunos de cenografia desenvolveram os cenários e adereços para os filmes. Os atores e atrizes participantes, passaram por um processo de construção e caracterização dos personagens e se dividiram em duplas, de forma que o mesmo roteiro foi rodado várias vezes, com diferentes linhas de interpretação. A turma do Filme Rudimentar recebeu um curso de formação técnica e foram os responsáveis pela direção, gravação e edição dos curtas-metragens.
O objetivo da oficina é enfatizar a prática de realização de filmes coletivos e promover a descentralização de poder nas decisões tomadas ao longo do processo e disseminar o uso de técnicas rudimentares e de gambiarras como elementos de criação. Os participantes puderam se aprofundar em algumas técnicas de linguagem em diferentes áreas, tais como roteiro, produção, direção de arte (cenário, objetos, adereços, cabelo, maquiagem, figurino), fotografia (operação de câmera, elétrica e iluminação, maquinaria e movimento), som direto e direção. Os alunos fizeram rodízio na execução das tarefas de cada departamento, de forma que os participantes das três oficinas tiveram oportunidade de conhecer e exercitar diferentes funções nas etapas de gravação, edição e finalização de filmes.